»  home »   pousada »   estrutura »   notícias »   como chegar »   contato

faça aqui sua reserva on-line

conheça a pousada porto fino 2

notícias

Cabo Frio: Parabéns pelos 401 anos de Fundação

 

Há quase 401 anos, Cabo Frio era fundada e a história do município, que hoje é referência em turismo, tem capítulos importantes na trajetória. A cidade se fez conhecer por grandes nomes de personagens que marcaram e ainda marcam essa cidade.

 

Desde o Primeiro ao Segundo Distrito Cabofrienses o ecoturismo é um dos pontos mais importantes. O Segundo Distrito se destaca com a diversidade de fauna e flora do Parque do Mico. O parque é uma unidade de proteção integral, e também é destinado à educação ambiental e ao turismo ecológico.

No Primeiro Distrito destacamos a Praia do Forte, um dos principais pontos turísticos da cidade, além da areia branca e fina, contrastando com um mar azul intenso, abriga o Forte de São Mateus. O Forte de São Mateus foi construído entre os anos de 1616 e 1621, com objetivo de proteger a cidade. Atualmente o monumento e seu entorno são tombados pelo IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Cabo Frio fervilha de turismo cultural que revela em acontecimentos, costumes, tradições, valores, expressões populares artísticas e culturais. Deste modo, agregam à população conhecimento, lazer e identificação pessoal, contribuindo para a formação da cultura regional da cidade.

 

Os monumentos culturais e museus são lugares únicos que proporcionam experiências inesquecíveis e aprendizagem para a vida toda. Cabo Frio conta com inúmeros pontos culturais como o Mart - Museu de Arte Religiosa e Tradicional, a Charitas - Casa de Cultura José Dome, o Teatro Municipal e outras diversas manifestações culturais que tomam a cidade como palco.

Outro ponto turístico que chama a atenção de todos é o bucólico Bairro da Passagem, o mais antigo bairro da cidade. Com ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos e rodeadas com casas no estilo colonial, o bairro sedia a belíssima Igreja dedicada à São Benedito, que foi construída em 1701. A simplicidade do local, o ar acolhedor e aconchegante atraiu bares e restaurantes que tornam o bairro uma experiência gastronômica inesquecível.

 

Enquanto a economia a cidade mantém as raízes: não abandonou a pesca. Quando voltamos para a fundação da cidade, em 13 de novembro de 1615, a atividade da pesqueira já estava presente, tanto pelos indígenas quanto pelos colonizadores portugueses.

 

A pesca começou a ter caráter também econômico a partir de 1630, também aliado à exploração das salinas. Hoje, Cabo Frio continua tendo a pesca como tradição e muitas famílias vivem em função da atividade.

Neste domingo (13) desejamos parabéns à cidade de Cabo Frio. Nossa cidade é, vive e produz história. Que as novas gerações possam manter o orgulho de pertencer a uma das cidades mais importantes do Brasil. Cabo Frio é a sétima cidade mais antiga do Brasil.

 

 

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio

 



CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA NOSSAS NOVIDADES & PROMOÇÕES