»  home »   pousada »   estrutura »   notícias »   como chegar »   contato

faça aqui sua reserva on-line

conheça a pousada porto fino 2

notícias

Prefeitura de Cabo Frio realiza ação no Dia Mundial sem Tabaco

 

Em Cabo Frio, o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado nesta terça-feira (31), foi lembrado com ações educativas alusivas à data no PAM do bairro São Cristóvão, onde existe um ambulatório para atendimento às pessoas que desejam parar de fumar.

 

"O tabaco é responsável por cerca de 90% das mortes por câncer de pulmão. Estamos aqui orientando as pessoas que desejam parar de fumar com informações sobre os riscos desta substância para a saúde", disse a psicóloga, Renata Moura, uma das responsáveis pelo Programa Municipal de Controle do Tabagismo.


Os interessados em abandonar o cigarro podem se cadastrar, sem custo, no ambulatório do programa que funciona no PAM. São necessários cópia do cartão do SUS- Sistema Único de Saúde, carteira de identidade, CPF, além de comprovante de residência.

 

"Mais de 1.800 pessoas já passaram pelo programa nos últimos anos, e dependendo de como o paciente se comporta, em três meses é possível abandonar o vício", alerta Renata.

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela OMS- Organização Mundial da Saúde para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. O primeiro passo do tratamento consiste em uma avaliação clínica para determinar o grau de dependência do paciente. Neste momento, o fumante fornece informações sobre o seu vício.

 

"O tratamento dura em média três meses, mas dependendo do paciente, pode se estender pela vida toda. O importante é que todos participem das quatro sessões de terapia que oferecemos. Elas são essenciais para o sucesso do trabalho", disse a psicóloga.

 

O paciente participante do programa é acompanhado até completar quatro sessões de terapia preparatórias para o tratamento em si. Caso o profissional julgue necessário, haverá o fornecimento de medicamentos que suprem a falta de nicotina. Em casos mais graves, antidepressivos também são receitados.

 

"Durante as reuniões, os pacientes recebem diversas informações, como exercícios de respiração e relaxamento, dicas de alimentos com baixa caloria para evitar que ele ganhe peso durante o tratamento, mudança de hábitos, as dificuldades, entre outros assuntos. É uma preparação que fazemos para o tratamento em si, com informações que o paciente vai precisar para o resto da vida", explica Renata.


O grupo tem como objetivo somar-se ao trabalho iniciado no consultório médico, no preparo do paciente para que ele perceba sua necessidade de parar de fumar. Com temas direcionados, a equipe interage com os participantes, passando as informações mais relevantes das doenças causadas pelo uso do tabaco, oferecendo apoio psicossocial, incentivo à mudança de comportamento e estilo de vida, bem como, orientações para que possam se sentir preparados para interferir com segurança e tranquilidade, vencendo a dependência e encontrando o melhor caminho para se tornar um ex-fumante.


Fonte:Prefeitura de Cabo Frio



CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA NOSSAS NOVIDADES & PROMOÇÕES