top of page
linhaboll.png

BLOG

10 melhores atrações para famílias em Cabo Frio

O que fazer em Cabo Frio para se divertir com as crianças?

Passar o dia brincando na praia é o sonho da criançada, mas, em Cabo Frio, as atrações para os pequenos ficam ainda mais emocionantes. Quem curte um passeio radical vai adorar surfar nas dunas da cidade, remar a bordo de uma canoa havaiana ou ver toda a beleza submarina da Ilha dos Papagaios. E que tal encenar um momento quase bíblico e andar sobre as águas, ou melhor, bancos de areia, até chegar à Ilha do Japonês?

As criancinhas mais novas também têm vez por aqui, nas águas calmas e transparentes da Praia das Conchas. O passeio fica completo com visitas a lugares históricos, como o Forte de São Mateus e o Morro da Guia.



 

1 - Ilha do Japonês

Águas transparentes e calmas


Ideal para:

  • Famílias

  • Casais

  • Foto

  • Aventura

Um verdadeiro paraíso no meio da Lagoa de Araruama, a Ilha do Japonês é perfeita para passar o dia em família. Com águas claras e calminhas, a criançada pode nadar à vontade enquanto você curte a paisagem e o sossego. Como não há quiosques, um piquenique caprichado vai fazer sucesso.

Outra boa dica é fazer o passeio durante a semana para ter a ilha só para vocês. Fique também de olho na maré, já que a água em volta da ilha fica mais limpa quando ela enche. Para chegar lá, você pode levar as crianças para uma travessia a bordo de uma lanchinha, saindo do Bairro da Passagem, ou encarar a aventura de andar pelo banco de areia vindo do continente.


 

2 - Shopping Park Lagos

Uma alternativa cheia de diversão para os dias de chuva


O Shopping Park Lagos é um verdadeiro salva-vidas para aqueles dias chuvosos ou quando a preguiça de ir à praia falar mais alto. A criançada vai adorar a Casa da Árvore, um parquinho coberto com pula-pula, escorregadores e campinho de futebol. Um dos destaques é a área para brincar que imita uma cidade de verdade, com mercadinho, salão de cabeleireiro, lanchonete e até petshop.

Fique de olho também na programação do shopping, que oferece atrações temáticas para crianças, como a Aventura em Alto-Mar durante o verão. Enquanto isso, você pode aproveitar para fazer umas comprinhas ou matar a saudade do hambúrger na praça de alimentação, já que esse é o único shopping da cidade.


Localização: Av. Henrique Terra, 1700 - Palmeiras, Cabo Frio - RJ, 28911-320, Brasil Abre: De segunda-feira a sábado das 11h às 23h. Domingos das 12h às 22h. Telefone: +55 22 3058-0330


 

3 - Forte de São Mateus

Lição de história com sabor de aventura


Mesmo quem não tira 10 na prova de história vai adorar o Forte de São Mateus, que fica bem na pontinha da Praia do Forte. A fortaleza foi construída em 1617 com cal, pedras e, pode acreditar, óleo de baleia. O forte ficava de olho nos navios inimigos franceses e holandeses e era protegido por nada menos que 7 canhões.

A antiga casa dos guardas foi transformada em um espaço cultural, e a família toda pode conferir obras de artistas locais. Para fazer uma visita guiada, não se esqueça de agendar o passeio por telefone ou nos perfis da atração nas redes sociais. Uma voltinha ao redor do forte rende fotos incríveis, mas cuidado com as pedras escorregadias.


Localização: Praia do Forte, S/N, RJ, 20510-160, Brasil Abre: Todos os dias das 9h às 17h. Telefone: +55 22 99223-5647


 

4 - Dunas de Cabo Frio

Diversão garantida na areia


As crianças vão adorar escalar as Dunas de Cabo Frio ou correr atrás do vento talentoso que deixa desenhos na areia. Também dá para brincar de surfar com o sandboard ou fazer o famoso esquibunda ao descer os morros. A famosa Duna Mãe tem 33 metros de altura e é o lugar perfeito para assistir ao pôr do sol.


Depois de quase virar bife à milanesa, a grande pedida é se refrescar no mar limpo e gelado. No entanto, é preciso redobrar a atenção com as crianças na água, já que as ondas podem ficar bem perigosas. A Praia das Dunas é mais tranquila que a do Forte, mas também conta com quiosques para a hora do lanche.


 

5 - Praia do Peró

De tudo um pouco em uma praia de águas límpidas



A Praia do Peró é famosa entre surfistas, mas também conta com trechos de águas tranquilas, ideais para as crianças. Todo mundo pode brincar nas Dunas do Peró, que ficam no lado esquerdo da praia e que contam com morros de areia de 6 a 20 metros de altura. Quem curte adrenalina vai gostar do Morro do Vigia, com mirantes e penhascos, um passeio indicado para adolescentes.

Os vários quiosques na parte mais urbana da praia garantem a sua cervejinha gelada. Também vale a pena andar mais um pouquinho até a Praia das Conchas, que fica ao lado. Com mar cristalino e bem calmo, é o ponto de encontro para famílias com crianças pequenas.


Localização: R. Praia do Peró, 1199, Cabo Frio - RJ, 28922-370, Brasil


 

6 - Ilha dos Papagaios

Aventura submarina para a família toda


Na Ilha dos Papagaios, você vai ver que família que mergulha unida permanece unida, ou, pelo menos, se diverte muito. A aventura já começa na chegada à ilha, a bordo de um barco, lancha ou jet ski. Então, é só brincar na areia ou se refrescar nas águas cristalinas, mas a ilha é mais famosa mesmo como destino para mergulho.

É possível conferir toda a beleza submarina só com a ajuda do snorkel, mas há agências especializadas que oferecem o mergulho com cilindros e todo o equipamento, mesmo para quem vai fazer o seu batismo no esporte. Prepare a câmera subaquática para registrar peixinhos coloridos e até tartarugas marinhas.


Localização: Cabo Frio - RJ, Brasil


 

7 - Praia das Conchas

Um parquinho aquático natural para a criançada


Com uma enseada circular que parece mesmo uma conchinha, a Praia das Conchas é perfeita para crianças. O mar é bem limpo e tranquilo, e você pode relaxar um pouco enquanto a criançada brinca no raso. Também vale a pena se aventurar nas piscinas naturais formadas pelas pedras e nas trilhas fáceis ao redor da praia. Também há aluguel de caiaques.

Os quiosques têm estrutura sob medida para famílias, com almoço e até duchas. Afinal, de todas as lembranças que você vai querer levar da praia, uma duna de areia dentro do carro não é uma delas. O acesso à praia é feito a partir de um estacionamento pago. Quem quiser economizar pode chegar lá a pé pela Praia do Peró.


Localização: Cabo Frio - RJ, Brasil


 

8 - Morro da Guia

Venha ver o pôr do sol


As crianças podem até reclamar um pouco da subida até o Morro da Guia, mas é só seguir devagarinho e curtir o visual, já que a paisagem lá do alto compensa todo o sacrifício. O acesso é feito pelo Largo de Santo Antônio, no centro. Do topo, você pode ver o Canal de Itajuru, a Lagoa de Araruama e a Praia do Forte.

O pôr do sol visto lá de cima rende ótimas fotos para o álbum da família. Também é possível visitar a Capela de Nossa Senhora da Guia, erguida em 1740 para uma santa muito teimosa. A imagem tinha um altar só para ela em um convento, mas, segundo a lenda, insistia em aparecer no morro.


Localização: R. Leblon, 136 - Itajuru, Cabo Frio - RJ, Brasil


 

9 - Praça da Passagem

Direto do túnel do tempo


A família toda vai fazer uma viagem no tempo ao visitar a Praça da Passagem, que tem construções com mais de 400 anos. Todos os prédios históricos são tombados e, como os carros não podem circular por ali, é possível caminhar e conferir de perto os casarões e igrejas em estilo colonial, com os beirais das janelas e batentes das portas pintados de azul.

A tradição portuguesa também continua nos bares e restaurantes do bairro. No Armazém da Passagem, aproveite para matar a saudade de comer aquele bacalhau. Já a criançada vai adorar os pratos infantis com nomes de jogadores de futebol, como o Neymar, que chega com peixe, arroz, feijão e batata frita, e sem contusão.


Localização: Passagem, Cabo Frio - RJ, 28906-370, Brasil


 

10 - Canal do Itajuru

Ponto de partida para aventuras no mar


Embora os restaurantes às margens do Canal do Itajuru sejam uma opção saborosa para almoçar, o lugar é conhecido como ponto de partida dos passeios de barco para a região. As escunas são uma opção mais segura para quem tem criança pequena, mas o pessoal de todas as idades vai adorar remar em uma canoa havaiana pelos 6 km navegáveis do Canal.

Também é possível agendar passeios de barco para a Ilha do Japonês, o Forte de São Mateus e saídas para mergulho. Quem quer ir além também pode reservar uma viagem de barco mais longa até Arraial do Cabo, famoso pelas praias e grutas.


Localização: Cabo Frio - RJ, Brasil


 


90 visualizações0 comentário
bottom of page